Localizado circunscrito por dois ramais da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que servem as linhas 7 Rubi e 8 Diamante; ao lado tem um terreno particular de propriedade do CEAGESP,; que poderia ser acrescentado ao imóvel com 17.000m². Não tem servidão para via pública atualmente e diretrizes viárias que permitam acesso à ampla área encravada, o que vai demandar investimentos específicos em obras.
Apesar de se tratar de terreno sem servidão de acesso acredita-se que sua localização possui potencial para desenvolvimento, sendo, portanto, objeto da presente consultoria. O terreno, de cerca de 10mil m², avaliado em R$2.000,00/m² *, está localizado em Zona de Interesse Social 3 (ZEIS 3), onde se pode aplicar coeficiente de aproveitamento igual a quatro (4) vezes a área do terreno, tendo, portanto cerca de 40mil m² de área computável.
A gleba ao lado de 17mil m² de propriedade de autarquia federal, tem interesse em sua venda. Além disso, ainda nesse trecho encerrado pelos dois ramais da CPTM, existe um assentamento informal, denominado Favela do Moinho, ocupado por cerca de 800 famílias assentadas em condições precárias, que exige solução de habitação de interesse social.
O principal entrave para o desenvolvimento desses terrenos é seu isolamento em relação ao entorno e sua falta de integração física, nos casos dos terrenos desocupados; e social, no caso da favela, com a cidade.