Com a pandemia, que obrigou muitas pessoas a trabalharem em home office, prática que acabou sendo incorporada em definitivo por muitas empresas, as pessoas têm buscado residências mais confortáveis e multifuncionais. Afinal, o tempo que se passa dentro de casa diariamente aumentou bastante. Com isso, surgiram nova tendências para a arquitetura em 2022.
As novas inspirações da arquitetura em 2022 estãovoltadas à valorização ou incorporação de ambientes por meio de projetos arquitetônicos ou pelo uso de itens de decoração. Também é importante dar atenção ao modo como os espaços estão formatados, às cores das paredes e até mesmo aospequenos objetos decorativos, que poderão ser usados para completar um desenho.
A natureza faz cada vez mais parte da decoração de uma casa ou apartamento. Arelação entre o interno e o externo estará muito mais em voga na arquitetura em 2022 e as pessoas que moram em ambientes compactos deverão inserir essa tendência em seus lares.
Embora ainda seja muito forte a busca por cores tradicionais, aspaletas vivas e marcantes são algumas das inspirações de arquitetura em 2022. O tom eclipse, por exemplo, é uma das apostaspara o próximo ano no Brasil.
Mas os tons neutros também têm seu espaço, pois reforçam o desejo de querer estar em casa. E, ao ficarem mais tempo em casa, as pessoas percebem a necessidade de terem mais conforto. Assim, muitas residências estãoincorporando espaços como escritório ouambientes práticos e multifuncionais.
As tendências para o próximo ano são promissoras, pois repercutem as mudanças que todos tivemos durante quase dois anos de isolamento social. Assim, móveis funcionais,bem-estar, tecnologia, como automação residencial, entre outras possibilidades da arquitetura em 2022, ganharam um novo propósito.
A presença do verde nas residências,com o objetivo de deixar os ambientes mais bonitos e arejados, deve aumentar, seguindo a tendência de incorporar plantas na decoração. Elas podem ser colocadas de modo simples e discreto, sendo inseridas em vasos, ou até mesmo com bastante destaque, ocupando uma parede inteira do ambiente. Assim, o local se torna muito mais aconchegante, o que aumenta o bem-estar geral para os moradores.
Outra boa aposta para criar um ambiente acolhedor é o uso da madeira. Melhor ainda se for madeira natural certificada, que segue critérios que garantem a saúde da floresta, das comunidades, dos trabalhadores e da economia do setor. Ela pode ser usada em quadros e porta-retratos que remetam à memória afetiva, ressaltando ainda o cheiro e a textura da madeira.